A A A

Quem somos

Liberdade de Expressão – Liberdade de Imagem” – iniciativa civil, que surgiu em 2010 de uma necessidade atual para criar um espaço ilimitado para liberdade de expressão. Espaço, que após vinte anos de democracia, após vinte anos desde a libertação oficial da Polônia da influência de comunismo da Rússia soviética, encontra-se agora novamente limitado. Um exemplo significativo disto se tornou a manipulação ou limitação de informações sobre a investigação da catástrofe, na qual no dia 10 de abril de 2010 caiu no território da Rússia o avião polonês com o presidente do nosso país a bordo.

Contra a vontade da maior parte da nação e a despeito da lei vigente, o atual governo polonês entregou no total esta investigação  para os russos, humilhando desta forma a dignidade dos poloneses.

A limitação da liberdade manifesta-se de um modo extremo em falta de permissão para circulação oficial de documentários filmados sobre a catástrofe e sobre a investigação, tais como: o filme „Neblina” de Maria Dłużewska e Joanna Lichocka, filme „Carta da Polônia” realizado por Mariusz Pilis, que foi produzido e financiado pela televisão holandesa. Estes filmes documentários e muitos outros funcionam em chamada segunda circulação, e isto já não é uma normalidade democrática.

As limitações em acesso à informação em nosso país resultam em criação de um largo movimento social para a defesa das principais liberdades civis. Assim acontece em situação, quando o governo não garante aos cidadãos o sentido de segurança nesta esfera.

Deste descontentamento social nasceu a idéia de uma ação civil a favor da liberdade de expressão, de organizar-se e de encontrar-se com o objetivo de trocar entre si as informações, que circulam de uma forma mais ampla em espaço virtual, em fóruns de internet, do que em circulação oficial da mídia. Assim surgiu a idéia de realizar o projeto „Liberdade de Expressão – Liberdade de Imagem”, que tem por objetivo, além de revelar a verdade aos cidadãos do nosso país, desmentir a realidade histórica e contemporânea da Polônia, que funciona em espaço público da Europa e do mundo.

Um dos exemplos deste fenômeno é a „literatura” de Gross, ou as mundiais publicações da mídia sobre „os campos de concentração poloneses”, “campos de morte poloneses” etc. – quando estes campos eram construídos na Polônia pelo ocupante alemão, construídos também com o objetivo de extermínio dos poloneses. Semelhante, grande hipocrisia é Katyń – „genocídio” cometido pela Rússia soviética nos poloneses durante a Segunda Guerra Mundial.

 

Además, queremos e vamos – através da realização deste projeto -  aproximar aos cidadãos de outros países e nacionalidades, o patrimônio do nosso estado que data desde a Idade Média – patrimônio da cultura, tradição e costumes.

 

Baseado em movimento social e voluntariado, o empreendimento tem este aspecto positivo de surgir somente de uma iniciativa social, de pessoas não pertencentes a qualquer organização. Surgiu do lema: “Esfera de Liberdade de Expressão”, o que comprova uma enorme necessidade deste tipo de ação. Anunciado e lançado pelo jornal semanal independente „Gazeta Polska”, o lema “Esfera de Liberdade de Expressão”, causou uma avalanche de iniciativas civis. A iniciativa do projeto „Liberdade de Expressão – Liberdade de Imagem” resultou do surgimento do site na internet: www.freedom-speech-image.eu e da criação de uma organização não governamental com o mesmo nome: „Liberdade de Expressão – Liberdade de Imagem Ronald Reagan.

Estamos convencidos de que todas as pessoas que partilham a idéia de liberdade se juntarão ao nosso empreendimento público, em todo o modo possível, visitando o nosso site e cooperando conosco.